Os empresários de pequeno/médio porte sabem avaliar seu resultados, seus patrimônios ou ficam perdidos na contabilidade fiscal; em empresas privadas, há a cont gerencial? – pergunta colocada
Varias respostas com soluões de carteirinha e base acadêmica comprovada em qualquer MBA !
Mas seria suficiente ?
Gostei da Dica de um colega que indicou o SEBRAE, mas veja que interessante , o Sebrae recomenda até 5 KPIs por departamento de uma pequena ou média empresa pode gerar facilmente 20 a 30 KPIs .
Nosso problema é de base . Seja PME ou seja uma grande empresa que ainda não se desenvolveu bem em governança e gestão ( acredite que ainda existem muitas que são assim e sobreviveram heroicamente até hoje !! ) o problema é o mesmo : o empreendedor não entende que deva saber o mínimo de gestão , de resultado e de medidas gerenciais. Os contadores ainda insistem em fazer a contabilidade bater com as demandas do Leão e só apresentam o balanço e DRE com base em contabilidade fiscal . Os colaboradores são mal formados, e se recem graduados no 3o grau, ou MBAs que sobram no mercado, então é o fim ! Desenvolvimento de negócio tem que andar com desenvolvimento organizacional que depende do desenvolvimento das pessoas da organização.
Enquanto isso não for compreendido, ficaremos sempre aplicando remendos e paliativos em uma parte de um problema e nunca iremos ver o problema como um todo e daí sim desenvolver um pacote adequado de soluções .
Abraços
Marcos
Dalbi
28/02/2012 at 6:43
Marcos, isto falando de pequenas empresas, quando vamos para as micro a situação é um pouco mais complicada. Os contadores estão perdendo uma chance de ouro de se converterem em consultores de negócio. Como todos são obrigados a ter um contador, na média, todos os contadores tem suficientes clientes para alocar seus recursos e ganharem seu dinheiro. Será que o mercado já estaríamos maduro o suficiente, em termos de demandas e entendimento da necessidade, para pensarmos em adicionar consultoria séria ao serviço do escritório de contabilidade ???
Marcos C. Ribeiro
28/02/2012 at 8:14
Caro Dalbi ,
O acréscimo é oportuno e uma real necessidade . Tambem tenho a mesma experiência e sensação quando falo do contador das ME e das pequenos (meu caso tambem com a Carpsi !) . Ocorre que hoje faltam contadores bem formados apra as empresas tanto quanto para prestadores de serviços . Os mais antigos não se preocupam com isso e não se interessam em agregar este valor dada a visão e formação. Os novos entrantes não acumulam experiência em negócios para agregar este valor. Pensando bem , acho que vou tentar parceria com um ou dois deles para ver se dá certo!!!rsrsr
Abraços