RSS

Gestão de Negócios e Foco em Resultados não depende de tamanho !

27 fev

Os empresários de pequeno/médio porte sabem avaliar seu resultados, seus patrimônios ou ficam perdidos na contabilidade fiscal; em empresas privadas, há a cont gerencial? – pergunta colocada
Varias respostas com soluões de carteirinha e base acadêmica comprovada em qualquer MBA !
Mas seria suficiente ?
Gostei da Dica de um colega que indicou o SEBRAE, mas veja que interessante , o Sebrae recomenda até 5 KPIs por departamento de uma pequena ou média empresa pode gerar facilmente 20 a 30 KPIs .
Nosso problema é de base . Seja PME ou seja uma grande empresa que ainda não se desenvolveu bem em governança e gestão ( acredite que ainda existem muitas que são assim e sobreviveram heroicamente até hoje !! ) o problema é o mesmo : o empreendedor não entende que deva saber o mínimo de gestão , de resultado e de medidas gerenciais. Os contadores ainda insistem em fazer a contabilidade bater com as demandas do Leão e só apresentam o balanço e DRE com base em contabilidade fiscal . Os colaboradores são mal formados, e se recem graduados no 3o grau, ou MBAs que sobram no mercado, então é o fim ! Desenvolvimento de negócio tem que andar com desenvolvimento organizacional que depende do desenvolvimento das pessoas da organização.
Enquanto isso não for compreendido, ficaremos sempre aplicando remendos e paliativos em uma parte de um problema e nunca iremos ver o problema como um todo e daí sim desenvolver um pacote adequado de soluções .
Abraços

Marcos

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 27/02/2012 em Administração

 

Tags: ,

2 Respostas para “Gestão de Negócios e Foco em Resultados não depende de tamanho !

  1. Dalbi

    28/02/2012 at 6:43

    Marcos, isto falando de pequenas empresas, quando vamos para as micro a situação é um pouco mais complicada. Os contadores estão perdendo uma chance de ouro de se converterem em consultores de negócio. Como todos são obrigados a ter um contador, na média, todos os contadores tem suficientes clientes para alocar seus recursos e ganharem seu dinheiro. Será que o mercado já estaríamos maduro o suficiente, em termos de demandas e entendimento da necessidade, para pensarmos em adicionar consultoria séria ao serviço do escritório de contabilidade ???

     
    • Marcos C. Ribeiro

      28/02/2012 at 8:14

      Caro Dalbi ,
      O acréscimo é oportuno e uma real necessidade . Tambem tenho a mesma experiência e sensação quando falo do contador das ME e das pequenos (meu caso tambem com a Carpsi !) . Ocorre que hoje faltam contadores bem formados apra as empresas tanto quanto para prestadores de serviços . Os mais antigos não se preocupam com isso e não se interessam em agregar este valor dada a visão e formação. Os novos entrantes não acumulam experiência em negócios para agregar este valor. Pensando bem , acho que vou tentar parceria com um ou dois deles para ver se dá certo!!!rsrsr
      Abraços

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: