RSS

TUDO NESTE MUNDO TEM SEU TEMPO ! TEMPO DE NATAL E TEMPO DE ANO NOVO !

24 dez

Há alguns anos,  escolhi o texto de Eclesiastes capitulo 3 para falar a toda a equipe de Vendas Brasil, num evento histórico , em Angra dos Reis,  cujo nome foi Quarup. Neste evento um TEAL memorável de uma Escola de Samba com enredo e tudo . Procurei e não encontrei as notas de tal evento. Uma pena!  Não vou conseguir lembrar mas o cerne da mensagem é tão eterna quanto o texto dos sábios judeus, de antes de Cristo, já falaram :

Tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; Tempo de plantar e tempo de arrancar; ….tempo de ficar triste e tempo de alegrar; …tempo de abraçar e tempo de afastar; ..tempo de ficar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de odiar; …O que a pessoa ganha com todo o seu trabalho?; Eu tenho visto  todo o trabalho que Deus dá as pessoas para que fiquem ocupadas; …porem não nos deixe compreender completamente o que Ele faz; Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é tentar ser feliz e viver o melhor que puder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.

Este foi o texto com que começamos a conversar sobre o final de uma no difícil, mas com vitórias e que se o ano que se avizinhava era temeroso e preocupante, também deveríamos coloca-lo no seu devido tempo.

Pois bem, em um texto recente que meu pai escreveu sobre o Natal ele considerou também que cada ocasião tem suas coisas e cada coisa tem sua ocasião para lembrar o Natal em seu contexto de nossas reflexões de hoje. (espero sinceramente que ainda tenhamos tempo para estas reflexões!). Fiz imediata ligação com Eclesiastes 3 . !

Mas até hoje eu estava meio travado e sem nenhuma inspiração para compartilhar algo sobre o Natal e o Ano Novo.

Pensei de novo no tema do nosso Quarup de 2006? Ou terá sido 2005? Ou mesmo 2003? O tempo Cronos não importa muito agora porque falar de Natal e falar de um Novo Ano a cada Ano é transcendente, metafísico! Espiritual! Eterno! Kairós!!!

Veio a nova aliança com a humanidade! Se é nova é porque a velha teve algum problema. Sim teve seus problemas. A humanidade era mais ampla, desde então, e não se mantinha circunscrita, mais,  na Mesopotâmia. Pelo menos isso. E já é bastante!

Mas veio a Nova Aliança e nesta o nascimento de um pequeno palestino, verdadeira Homem e verdadeiramente Deus. Que paradoxo?! Sim o Filho do Homem habitou entre nós e fez de todas as velhas coisas ultrapassadas e novas de imediato. Amor ao Próximo, a Verdade que Liberta, o perdão como essência da convivência, e no fim um grande inimigo, feito amigo, disse: no fim permanecem a Fé, a esperança e o Amor, porém o maior destes é o Amor . Porque Deus é Amor! Amor é essencial. Mas Deus é eterno, seu tempo é Kairós, o Amor é eterno e não somente enquanto dure! Duro é o nosso coração, este mesmo Deus feito homem, Jesus disse a respeito do desamor ou do rompimento deste amor. Isso ´so existia por conta da dureza de nossos corações! Evangelho de João capitulo 1, versos 1 e 14 , para hoje!

Mas se o Amor é eterno porque Deus é amor e Deus é eterno, então devemos saber porque o maior deste é o Amor ! Porque o Natal é Amor! e porque o Amor é o começo e o fim , o Alfa e o Ômega!

Porque se a Fé nos move a cada dia desde as promessas a Abraão, a primeira Aliança, com a segunda aliança, o Deus encarnado, o Emanuel, temos a esperança de que todas as promessas seculares podem ser possíveis. Pela Fé acreditamos, na Esperança esperamos. Evangelho de João capitulo 5 e versos de 24 a 26 e depois Carta Aos Coríntios 13.

E, portanto como fica isso no tempo? No Cronos só podemos entender a passagem pela morte de nosso ser como conhecemos. Carne, osso e líquidos! Do pó ao pó, como nos enterros dos filmes de Far West!

Sim, nos tempos modernos, virtuais, cibernéticos, cósmicos, quânticos, o eterno é que prevalece! Pelo Amor incondicional, promessa feita e até onde sabemos, enquanto vivos nesta terra. Cumprida! Não importa a forma! Se onda ou se partícula! Se na dimensão d tempo e espaço conhecidas ou se não dimensão da relatividade completa! Importa que a eternidade quer dizer no senso de nossa alma , de nosso espírito, a imortalidade !

Natal, portanto é o início da percepção da imortalidade! Da Eternidade! Do Amor eterno!

Se assim é , a cada ano que completamos em nossas labutas, só podemos entender que nossas realizações e nossas frustrações são tão efêmeras quanto são nossas vidas na dimensão da Eternidade.

Assim sendo que o Novo Ano seja leve, completo, realizante e realizador para sua vida e para tudo que há ao seu redor. Que o próximo perceba isso! Que seus queridos percebam isso! Que seus colegas de trabalho percebam isso!

Natal e Ano Novo tem seu tempo! O tempo é de esperança e Amor! Natal é Amor e Ano Novo a esperança renovada a cada ano !

Há tempo para Natal e para cada Novo Ano, há tempo para Cristo em nossas vidas, há tempo para termos tempo na esperança de nossa eternidade!

“Se você tem ouvidos para ouvir, então ouçam!”

Feliz Natal e um próspero Ano Novo! Até nossa eternidade!

Marcos da Cunha Ribeiro

Dezembro de 2013

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 24/12/2013 em Filosofia, Geral, Pessoal

 

Tags: , ,

2 Respostas para “TUDO NESTE MUNDO TEM SEU TEMPO ! TEMPO DE NATAL E TEMPO DE ANO NOVO !

  1. Denilson

    03/01/2014 at 16:41

    Caro Marcos; felizes palavras usadas no tempo certo e ocasião adequada. Palavras que nos provocam, que nos inquietam para o pensar em amar e deixar nossos corações quebrantados. Valeu. Que 2014 seja um ano repleto de saúde e bençãos. Abs. Denilson

     
  2. josé jorge

    06/01/2014 at 16:32

    Bela mensagem natalina. Que 2014 seja a confirmação das nossas certezas e esperanças. Pela fé, dom de Deus apropriamo-nos da Graça. Um abraço mermão Marcão.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: