RSS

Povo brasileiro , um povo limpo !!!

31 dez

O BRASILEIRO SE LOCUPLETA DE SER UM POVO LIMPO, MAS SERÁ QUE É MESMO…?

O povo brasileiro foi ensinado no inconsciente popular de que é um povo limpo. Usurpando da herança indígena que nos ensinou que tomar banho todos os dias é bom e se a água do rio ou do mar é limpa, faz até bem para a saúde (até D. João VI aprendeu isso!)
Pois bem, em parte isso é verdade. Uma vez que o mercado de sabonetes está preocupado com a provável estabilização do consumo no que foi uma alta de demanda depois das reformas recentes (últimos 20 anos) onde a inflação foi domada, o poder de compra da classe média subiu , a classe média emergente surgiu e assim por diante . Mas como podem as multinacionais conviver com crescimento vegetativo agora? Como justificar para os acionistas em Wall Street que o crescimento geométrico agora virou aritmético simples?
Veja que a pesquisa publicada em O Valor em 5 de novembro de 2012 nos disse que a indústria e o produto sabonete são de uma categoria madura pois já habitam nossos lares em 99% deles !!! Oras se o valor da venda subiu 10% e o volume caiu 1,2 % só pode ser por aumento de preço venda! A inflação corre solta na cesta que o governo não quer medir!
Interessante também saber que a pesquisa confirma nossa herança indígena. O brasileiro toma de 2 a 3 banhos por dia na média !!!!! Acreditem, a impressão que temos no interior do ônibus e metrôs ou subúrbios é ponto fora da curva!!! Mas que fosse um banho por dia, seria a comprovação de que estamos bem acima da média do hemisfério norte e é isso que a pesquisa quis dizer nas entrelinhas. O mercado é bom e promissor. Quanto mais banho mais sabonetes!
Pois bem, mas aí vem o contraponto! E o contraponto na música é tão importante que a Bossa Nova está repleta deles quanto o Jazz e a MPB. E só por isso que temos um interesse especial pelo contraponto.
No final da pesquisa, depois de falar de sabonetes bactericidas, de sabonetes líquidos como novo sonho de consumo da classe média emergente etc. e tal… Vem à realidade!
Higiene é uma questão de educação. Educação de berço, de herança, de formação nas escolas públicas porque higiene é saúde publica e isso tudo é custo para o país, estado e município e, portanto custo para os cidadãos que pagam impostos!
“O hábito do brasileiro de lavar as mãos não é tão desenvolvido quanto o de tomar banhos!” (sic) , disse Adriana Castro , diretora de Marketing da Unilever !”A média do brasileiro é de lavar as mãos 2 vezes ao dia enquanto o ideal é de pelo menos 5 vezes !”
Bem, em se levando em consideração que ir ao banheiro para urinar 3 vezes ao dia deve ser uma média quase crítica e que tomamos ao menos 3 refeições ao dia , café da manhã , almoço e janta e considerando que a maioria não pensa em otimização de custo ou de desperdícios unindo idas ao banheiro concomitantes a tomada de refeições creio que estamos defasados ao menos em 4 lavadas de mão por dia !
Num país onde educação se confunde com política demagógica, onde lavar as mãos não é comum (observe quantos lavaram as mãos ao sair de um banheiro público – observe nos banheiros de aeroportos onde só os de classe média podem frequentar!), onde a maior parte ainda não tem esgoto tratado , onde obras de coleta e tratamento de esgoto é tratada como perda de tempo por políticos que não gostam de ver enterradas as verbas bem aplicadas ….onde obras de infraestrutura se confundem entre saúde públicas , tratamento de água e esgoto e pistas de automóveis para acessos aos Itaquerões da vida !!!
Feliz Ano Novo, mas, por favor, lave as mãos ao menos 5 vezes por dia .Use sabão líquido brasileiro se assim for melhor e lembre-se de que nos velhos tempos até sabão de Côco resolvia , mas esquecemos disso !

Abraços

Marcos

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 31/12/2012 em Contexto, Economia

 

Tags: ,

2 Respostas para “Povo brasileiro , um povo limpo !!!

  1. clau

    31/12/2012 at 19:30

    Se vc calculou que esta defasado no “lavar as mãos” o que dizer, então, do fato de se usar o banheiro e usar só papel higienico que, digamos claro, não limpa nada? Ainda por cima em um país onde as altas temperaturas ajudam bastante os micro organismos a proliferarem? Os europeus podem até tomar menos banho mas, ao menos, grande parte deles não sai do banheiro sem usar o bidet!! Eu até fiz uma “apologia ao uso do bidet” no meu blog, alguns anos atrás. rss rss

     
    • Marcos C. Ribeiro

      31/12/2012 at 19:40

      O bidet é algo que hoje está em desuso. Talvez , infelizmente . Alguns substituem pela duxa higiênica qúe é muito interessante mas tambem infelizmente não consta da lista mínima dos arquitetos de construções populares. O Problema é de educação e em alguns casos poderia dizer que vem de ” Berço ” ! Nada explêndido !!! rsrsrs

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: