Sei que é cansativo acompanhar os acontecimentos em nossa volta. Tenho visto muita gente que passa a não ler mais noticiários impressos , digitais , nem assistir/ouvir programas de notícias e debates na TV ou no rádio. De certa forma entendo que os agentes de notícias e comentaristas cansam , seja por serem repetitivos , por serem superficiais e por serem por vezes ( não todos) deliberadamente enviesados na opinião / narrativa com claras pretensões de influenciar a opinião dos desavisados ou sem condições de refletir sobre o tema.
A desinformação , mesmo que seletivamente escolhida te tira o direito de ajudar a formar a verdadeira opinião publica. Nós que sabemos ler e interpretar textos, estabelecer correlações com cenários e portanto tirar conclusões que chamamos de opinião pessoal , somos os maiores responsáveis por construir uma opinião publica verdadeiramente útil e possível. Não a opinião publica , assim chamada ,pela imprensa em todas as mídias , e não a opinião publica , assim chamada , pelos políticos de qualquer instancia para justificar posições ambíguas e dúbias e seguir somente cuidando dos seus próprios interesses ( salvo raríssimas exceções !)
Não se aliene e forme a sua opinião e depois compartilhe a mesma com os seus próximos . Assim se forma a verdadeira opinião publica que pode influenciar e modificar os destinos desta pobre nação !
Agora , se você é profissional em empresa , empreendedor , dirigente de negócios , sua obrigação é se manter atualizado sempre não só para ter informação para melhor tomada de decisão . Mas também para poder compartilhar sua opinião em todas as esferas de negócios e assim poder influenciar positivamente a formação da verdadeira opinião publica também no ambiente de negócios que vai alem de seus próximos. Não se omite mais . Esta coisa de que não se discute economia, política e questões sociais nas empresas é um equívoco. Também nas empresas podemos desenvolver a habilidade de bons debates , educadores e esclarecedores e com isso ganhar em maturidade organizacional . A empresa só ganha com isso também. Mas você e seus colegas ganham mais , certamente !
Marcos C Ribeiro
Carlos Zaffani
14/08/2017 at 9:21
Marcos,
Concordo inteiramente com suas colocações!
Todavia, em relação ao “expressar opiniões”, sinto que as redes sociais, especialmente o Facebook, vem sendo utilizado de forma muito distorcida, parecendo um verdadeiro “canal” de radicalismos, mentiras, fofocas e informações distorcidas, gerando medo, incertezas e inseguranças na maioria das pessoas que não se utilizam (de forma consistente) outros meios de comunicação para fazer a triagem necessária.
O próprio Facebook, ao não regular adequadamente a utilização, é o principal responsável por esse “estado de coisas”.
O tema é abrangente para ser discutido neste espaço.
Abraços,
Zaffani
Marcos C. Ribeiro
14/08/2017 at 16:22
De fato o FB tem sido mal utilizado intencionalmente por muitas pessoas e até partidários de partidos políticos. Ainda assim sua amplitude e abrangência não permite que seja negligenciado. Seria o caso de fazendo bom usa desta , e outras redes sociais , construir dentro delas o exemplo de expressão válida e com conteúdo de opinião válido . Assinar a opinião de per si já é uma exposição livre e responsável. Citar fontes se for o caso idem. Creio que existirá sempre o joio e o trigo. Sejamos o trigo !